fbpx

Institucional

Orgulho de ser a primeira Instituição de Ensino Superior na cidade de Cianorte - PR.

Histórico

A FACEC – Faculdade de Administração e Ciências Econômicas, foi credenciada pela Portaria 157/2017 do Ministério da Educação (MEC) e tem o orgulho de ser a primeira Instituição de Ensino Superior originada na cidade de Cianorte – PR.

Desde o início de suas atividades, a FACEC mantém fortalecidos os pilares da Educação Superior de Qualidade: ENSINO, PESQUISA e EXTENSÃO, por meio dos quais não só é possível atender às muitas demandas da comunidade de Cianorte e região, como também é possível devolver à estas comunidades, no âmbito educacional, produtos e serviços de alta qualidade.

CURSOS DE GRADUAÇÃO

Na Graduação, a FACEC possui 6 cursos autorizados pelo MEC:

  • ADMINISTRAÇÃO – Bacharelado – 8 períodos (4 anos) – Noturno – conceito 4 (escala de 1 a 5);
  • AGRONOMIA – Bacharelado – 10 períodos (5 anos) – Noturno – conceito 5 (escala de 1 a 5);
  • CST em ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS – Tecnológico – 5 períodos (2,5 anos) – Noturno – conceito 3 (escala de 1 a 5);
  • CIÊNCIAS CONTÁBEIS – Bacharelado – 8 períodos (4 anos) – Noturno – conceito 4 (escala de 1 a 5);
  • ENGENHARIA CIVIL – Bacharelado – 10 períodos ( 5 anos) – Noturno – conceito 4 (escala de 1 a 5);
  • MODA – Bacharelado – 8 períodos (4 anos) – Noturno – conceito 4 (escala de 1 a 5);

CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Os Cursos de Pós-Graduação da FACEC possuem proposta pedagógica atual e sintonizada com o mercado de trabalho, onde o profissional egresso obtém maior aproveitamento e aplicação prática dos conteúdos ministrados.

A FACEC está trabalhando para ofertar um diversificado portfólio de cursos, nas seguintes modalidades:

  • ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU
  • Aprimoramento;
  • Aperfeiçoamento;
  • Atualização;
  • Capacitação;

Os primeiros projetos institucionais da FACEC datam de 2010, com a constituição de sua personalidade jurídica com fins lucrativos. A fundação da IES é a materialização da vontade de capacitar profissionais de forma completa: com teoria, prática, propósito, visão de futuro e mercado, com o ideal de fazer de Cianorte um Polo de Excelência na oferta do Ensino Superior. Para tanto, a FACEC busca excelência na prestação de serviços educacionais de graduação e de pós-graduação lato sensu, gerando conhecimento e inovação por meio de novas tecnologias e da investigação científica; estimula a cooperação interinstitucional, a formação, requalificação e/ou aperfeiçoamento das pessoas para atuação profissional, sem nunca deixar de respeitar os preceitos éticos, a cultura local, os direitos humanos e o meio ambiente.

Com base nas informações sócio-econômico-demográficas prospectadas entre os anos de 2013 e 2014 no município de Cianorte e na mesorregião, atualizados em 2018 para o pedido de credenciamento institucional ao ensino a distância, observou-se a existência de lacunas pontuais na oferta de cursos superiores e a possibilidade de ampliação da consequente oferta da educação superior na região, uma vez que somou-se a estes dados a informação relevante de que grande parte dos estudantes concluintes do ensino médio em Cianorte necessitavam se deslocar para centros urbanos maiores, a fim de ingressar em uma IES. Assim, com base nos levantamentos realizados pela IES e nos indicadores sócio-econômico-demográficos locorregionais, a Instituição Mantenedora encorajou-se a levar a diante o processo de credenciamento institucional da FACEC com a oferta inicial de cinco cursos de graduação: Administração, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Moda, e o Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Diante de seu credenciamento como IES (Portaria MEC 265/2017) e autorização dos seus primeiros cursos (Portaria MEC 157/2017) em fevereiro de 2017, seu primeiro ano de efetiva atividade acadêmica com discentes ocorreu em 2018; mesmo ano em que se estabeleceu uma importante cooperação interinstitucional com a Universidade Positivo, agora denominada Universidade Cruzeiro do Sul, para ofertar cursos de graduação e de pós-graduação na modalidade a distância (EaD) tornando-se um Polo para a oferta dos cursos EaD daquela IES.

Também com o início das atividades acadêmicas em 2018, a FACEC, através da Coordenação de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (CoPPEx), passou a ofertar cursos de especialização em diversas áreas, relacionadas aos cursos de graduação e àqueles que são de interesse da comunidade local e regional, ou ainda pela parceria interinstitucional com outras instituições de ensino superior e/ou outras instituições renomadas do país, visando a excelência em seus projetos e o cumprimento de sua missão institucional. Mais informações poderão ser encontradas no item 5.7.2 (página 136).

Desde então, até fevereiro de 2020, a FACEC vinha desenvolvendo suas atividades acadêmicas em infraestrutura compartilhada com o Colégio CEC, pertencente ao mesmo mantenedor, no endereço que constou no eMEC (Rua Monte Castelo, 375, Zona 2, Cianorte, PR 87200-336). Por meio da Resolução 065, exarada em conjunto pelo Presidente da Instituição Mantenedora e Diretoria Geral da FACEC, aprovou-se a mudança de campus para a Rodovia PR 082, km 468, lote 45/46, Gleba Ribeirão, na cidade de Cianorte, Estado do Paraná, CEP: 87200-000.

Assim, em 02 de março de 2020 a FACEC passou a realizar suas atividades acadêmicas em um novo campus, planejado para atender às suas necessidades atuais e futuras de crescimento institucional, em área de 48.400 m2, com cerca de 7100 m2 de área construída, que atendem aos padrões atuais de preservação ambiental, sustentabilidade, acessibilidade e mobilidade. A IES conta com completa infraestrutura administrativa, de salas de aula, laboratórios, estúdio audiovisual, auditório, biblioteca e fazenda experimental, além de diversificados e amplos espaços cobertos e ao ar livre que oportunizam aos acadêmicos a convivência e a participação em atividades recreacionais, artísticas, culturais e esportivas.

Finalmente, resta registrar que nos anos de vigência deste PDI (2020 – 2024) a FACEC estará focada na consolidação dos cursos já autorizados, com a os respectivos processos de reconhecimentos, nos processos de autorização dos cursos já solicitados que estão com processo em andamento, em seu credenciamento EaD (que obteve conceito 5 da comissão de especialistas in loco) e no consequente incremento do portfólio de cursos de graduação e pós-graduação lato sensu (presenciais e EaD), e nos próximos projetos de expansão, com novas edificações em seu campus.