fbpx

Estudantes de Engenharia e Agronomia da FACEC podem participar do CreaJr-PR

3 de abril de 2020

Programa viabiliza o conhecimento sobre o órgão regulador da futura profissão e benefícios aos acadêmicos, como a oportunidade de conseguir uma vaga de estágio

Criado em 2005, o Programa CreaJr-PR segue o objetivo de aproximar os estudantes das áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências do Sistema Profissional Confea/Crea-PR (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia/Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná). A iniciativa viabiliza o conhecimento sobre o órgão regulador da futura profissão, sua estrutura e organização e incentiva os futuros profissionais à prática do exercício profissional ético e responsável.

Atualmente, são 6 mil estudantes cadastrados no CreaJr-PR. Os membros dirigentes dividem-se em oito Comissões Acadêmicas Regionais (CARs), conforme as Regionais Administrativas do Crea-PR. Os eventos geram horas complementares, importantes aos acadêmicos. Também há o memorial de experiências para emissão de registro de atividade técnico-acadêmica (RTA); e o banco de estágios, disponibilizado na área restrita do programa, para cadastro do currículo do estudante que será visualizado pelas empresas registradas no Crea-PR, entre outros benefícios.

Na região Noroeste são sete instituições de ensino inscritas no programa. A FACEC (Faculdade de Administração e Ciências Econômicas) de Cianorte integra está lista. Para a professora Mestra Bruna Bernardi Maia, coordenadora do curso de Engenharia Civil da instituição, é por meio do programa que o acadêmico tem clareza do seu papel na sociedade.

“Quanto mais cedo o futuro Engenheiro tiver contato com o Sistema Confea/Crea, ele entenderá como funciona o exercício profissional, quais as responsabilidades legais e competências atribuídas à profissão. O contato ainda possibilita que o acadêmico se inteire da realidade dos profissionais da sua região, o que resulta em Engenheiros mais conscientes e preparados ao mercado de trabalho”, ressalta.

Ainda segundo a coordenadora, a participação ativa de acadêmicos no CreaJr como membros dirigentes, por exemplo, possibilita que eles desenvolvam competências comportamentais importantes para o exercício profissional, como liderança, proatividade e comunicação efetiva. “Eu mesma fiz parte do programa durante a graduação e isso com certeza agregou conhecimentos na minha formação”, destaca.

O programa

O CreaJr-PR é aberto a todas as instituições de ensino paranaenses, tanto as de nível superior quanto as de nível tecnológico. Todos os estudantes de cursos relacionados ao Sistema Confea/Crea de instituições de ensino paranaenses, devidamente matriculados, podem participar, gratuitamente.

Benefícios

Após cadastrar-se no CreaJr-PR, o estudante tem acesso a:

  • impressão online da carteira de membro do CreaJr-PR, aceita em algumas entidades de classe para conceder descontos em cursos que promovem;
  • banco de estágios – constam as vagas de estágio ofertadas pelas empresas registradas no Crea-PR; espaço para cadastrar o currículo do estudante e que as empresas poderão visualizar; e também as vagas de estágio do CIEE;
  • memorial de experiências – para emissão de RTAs;
  • publicação de artigos e trabalhos na Biblioteca Virtual do Crea-PR;
  • participação em reuniões e eventos do Crea-PR (sendo membro dirigente do programa); entre outros.

Como participar

Os interessados podem acessar o Blog do CreaJr-PR (https://creajrpr.wordpress.com/) para obter mais informações sobre o programa acadêmico. Outros canais de comunicação são pelo facebook.com/creajrpr e no Instagram @creajrpr.

 

Carina Bernardino
Assessora de Imprensa
Regional Maringá – Crea/ PR
(44) 99900-0383
ascommaringa@creapr.org.br ­

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *