Semana Fashion Revolution

por: Fernanda / há 6 anos

O Fashion Revolution é um movimento mundial que este ano integrou em Cianorte as instituições de ensino FACEC, CEEP e Universidade Estadual de Maringá.

O movimento surgiu em 2013, após o desabamento do edifício Rana Plaza em Bangladesh, que abrigava mais de 3000 trabalhadores da indústria têxtil e de moda.

A partir desse desastre, onde mais de 1500 pessoas ficaram feridas, ativistas viram a necessidade de se criar um movimento que questionasse as marcas de moda sobre como era a produção de seus produtos, a fim de trazer mais transparência para o consumidor, explicando de onde o seu produto vem e por quem ele é produzido.

Como parte da programação da semana Fashion Revolution, na quinta-feira, 26, aconteceram dois bate-papos inspiradores com empreendedores da cidade e também acadêmicos da instituição.

Renato Capellari Neto, estudante de ADM, dono da marca de óculos Vintage de Verdade, falou da importância de se trabalhar com um propósito e como isso pode influenciar no consumo consciente.

Depois, Raiany Ribeiro, estudante de Moda e uma das sócias da marca de lingerie Shine, explicou que o sucesso de um negócio é resultado do sentimento que agregamos aos nossos produtos durante toda a produção e que, é possível, desde o início de uma marca, contribuir para uma indústria de moda mais ética e transparente.

Para encerrar as atividades do Fashion Revolution aconteceu também um bazar de trocas, onde todos os alunos e comunidade externa puderam trocar peças entre si ou doarem para uma instituição.