fbpx

A IMPORTÂNCIA DAS PLATAFORMAS DIGITAIS LÚDICAS NAS ATIVIDADES EDUCACIONAIS

por: Facec / há 2 meses

A tecnologia está em constante evolução na sociedade contemporânea. É aplicada tanto nos meios informativos e educacionais (portais de notícia, artigos científicos e EAD) como nos meios lúdicos (jogos e redes sociais).

Das formas lúdicas, os jogos eletrônicos vêm se instalando cada vez mais em nossa cultura, unificando-se com áreas como educação e saúde. Em tal contexto a programação está cada vez mais sendo reivindicada em nosso ambiente social, necessitando gradativamente de mais pessoas capacitadas no mercado de trabalho.

Na área da educação existem várias formas de motivar o aprendizado. Embasado no pensamento de Vygotsky, o pensamento propriamente dito é gerado pela motivaçãoEm nossas instituições de ensino fundamental e médio aos poucos estão inserindo a programação nas grades curriculares.

A programação é uma matéria onde o  método teórico é difícil de ser explicada  e dependendo das condições da instituição de ensino a respeito do financiamento de recursos para a prática, pode haver a ausência da mesma.

Tendo em vista essas circunstâncias, podemos introduzir as ferramentas digitais lúdicas, onde se espera que o educando irá encarar a programação com mais tranquilidade usando um artificio que ele tem mais afinidade e familiaridade.

Além dos métodos voltados na área educacional, as formas lúdicas também aperfeiçoam o trabalho em equipe dos alunos e no espírito esportivo, e também em benefícios físicos e psicológicos como a coordenação motora, reflexo, agilidade, memoria, paciência e entrosamento social.

As maneiras lúdicas digitais se apresentam como um bom método para o ensino de programação para os estudantes de nível fundamental e médio, seja pelo maior interesse dos educandos nessa área ou pela facilidade no qual eles aprendem.