fbpx

ARBORIZAÇÃO URBANA E TEMPERATURAS AMENAS

por: Facec / há 2 meses
Reprodução / Tribuna de Cianorte

Arborização urbana é qualquer vegetação que constitui a paisagem das cidades, não importa quão grande ou pequena seja. Possui uma variedade de funções como: regular a temperatura, reduzir a poluição urbana e garantir a melhoria da qualidade de vida e saúde física e mental.

Mas será que em se tratando de controle de temperatura, as árvores da cidade influenciam tanto assim?

Acadêmicos e professores do curso de Engenharia Civil da FACEC, desenvolveram um estudo comparativo nas ruas da cidade de Cianorte para identificarem se a temperatura é realmente influenciada pela presença de
árvores.

Este estudo foi realizado em dois pontos. Uma avenida com pouca arborização, definida como PONTO I. E uma avenida com considerável presença vegetal, definida como PONTO II.

NO PONTO I foi registrada uma temperatura média no asfalto entre 55,49 °C e 56,64 °C ao meio-dia. No PONTO II, a temperatura média do asfalto ficou entre de 35,09 °C e 33,78 °C no mesmo horário do dia. Assim, constatou-se que nas áreas com maior cobertura vegetal as temperaturas médias do asfalto são, respectivamente, 38,04% e 39,12% mais baixos do que em áreas pouco florestadas.

De acordo com as pesquisas realizadas pelos autores do trabalho, as folhas das árvores retiram o calor do meio auxiliando na regulação da temperatura, sendo absorvido e emitido, dessa forma, menos calor pela pavimentação e edificações.

Assim, fica evidente que a arborização urbana é um dos fatores que regulam a temperatura em todo o ambiente urbano. Isso mostra o quão necessário é a presença da vegetação nas cidades e quanta diferença isso pode trazer.